Edição Especial: Quebrando barreiras e construindo pontes da Amazônia até o Pampa
Uma edição especial sobre passado, presente e futuro da SynBioBR.
Olá, tudo bem? Aqui é a Giovanna, Diretora de Operações da SynBioBR, e estou super animada em estar aqui com você nesta edição especial de aniversário. Dizem por aí que o ano só começa depois do carnaval, então vamos começar com o pé direito!
Primeiro, quero compartilhar com vocês que temos uma plataforma nova para o envio das nossas newsletters e eu super recomendo que você confira como ela é legal. Essa ferramenta tem ganhado popularidade e possui muitos comunicadores interessantes, como o Century of Biology e o Códon. Então, dê uma olhada e veja por si mesmo (a) como ela é incrível. E o melhor de tudo é que você pode nos acompanhar como uma newsletter ou como um blog, as possibilidades são infinitas!
Beleza, agora vamos falar do que interessa: o conteúdo BR em língua portuguesa sobre Biologia Sintética! Aqui você vai encontrar artigos, vagas, eventos e todas as novidades sobre a SynBio Brasileira. Mas, antes de lançar nossa newsletter oficial, essa edição especial é pra te contar sobre a nossa Associação Brasileira de Biologia Sintética e como a gente decidiu criar essa iniciativa.
Há alguns anos, percebemos que a SynBio no Brasil se dividia em diferentes nichos. O primeiro deles é formado principalmente por grupos de estudantes que participam da competição iGEM (International Genetically Engineered Machine). A maioria desses grupos foi formada organicamente, com estudantes que pediam espaços em laboratórios de biologia molecular para realizar seus projetos, com a ajuda de orientadores corajosos, dispostos a guiar dezenas de alunos empolgados em uma competição internacional. Claro que existem exceções notáveis, que além de participarem do iGEM, também se encaixam no segundo nicho, composto de grupos de pesquisa formais, coordenados por professores universitários e pesquisadores de institutos. Já o terceiro engloba os profissionais da indústria.
Assim, apesar do aparente tamanho pequeno da SynBio no Brasil, éramos muitos.
No entanto, percebemos que esses nichos não estavam conectados entre si. Isso nos levou a pensar: "será que não cresceríamos mais rapidamente se houvesse uma comunicação mais eficiente entre eles?". Assim, identificamos vários pontos que nos levaram a acreditar que precisávamos de uma entidade representativa da Biologia Sintética no Brasil. De um lado, havia grupos de pesquisa com suporte financeiro e grandes perguntas a serem respondidas, mas que enfrentavam dificuldade de atrair alunos interessados no assunto. Por outro lado, alunos (as) que em sua grande maioria não tinham conhecimento sobre laboratórios especializados em Biologia Sintética por aqui…
E foi assim que nasceu a ideia de criar um ecossistema feito para conectar e capacitar a nova geração de bioengenheiros no Brasil.
De 5 de março de 2021 (data que firmamos o grupo que fundaria a SynBioBR) até aqui já se passaram 2 anos. Foi um longo caminho até 2023, ano que nos tornamos oficialmente uma associação com cadastro jurídico e marca registrada - o que significa que poderemos realizar projetos de maiores impactos a níveis institucionais.
Assim, gostaríamos de estender nossa profunda gratidão aos mais de 35 voluntários diretos que têm sido fundamentais para moldar o destino da SynBioBR. Seus incansáveis esforços e dedicação nos trouxeram ao lugar onde estamos até hoje. Fazer parte de uma comunidade como a SynBioBR é uma prova da dedicação e da paixão das pessoas envolvidas na construção e no crescimento desta comunidade. E é com imenso orgulho que podemos dizer que alcançamos inúmeros indivíduos em nossa nação, com uma associação de pessoas apaixonadas que se estende da Amazônia ao Pampa, liderada predominantemente por mulheres e estudantes de todos os níveis, com o objetivo comum de criar um futuro onde a Biologia Sintética impulsione o progresso científico, tecnológico e social no Brasil e na América Latina.
Ao olharmos para trás nos últimos dois anos, podemos ver o incrível progresso que fizemos. E à medida que avançamos, podemos sentir o entusiasmo e o potencial para ainda mais crescimento e impacto. Juntos e juntas, somos mais fortes e podemos ir ainda mais longe!
Por fim, queria te fazer um convite, aproveitando o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia de hoje, para um evento organizado pela SynBioBR, Profissão Biotec e Bioempreende, que vai celebrar o lugar da mulher em diversas frentes na ciência. Afinal, também é lugar de mulher fundar e gerir associações, como a SynBioBR! Você pode se inscrever e ter mais informações neste link.